44 dias: detalhar problema, solução (e metodologia?)

Ok, eu preciso definir, com mais clareza, qual o problema do fazDelivery que pretendo resolver, no projeto de TCC. E também qual a solução que proponho. O que sei/sabemos no fazDelivery é que pessoas para quem divulgamos o site e que observamos (ou não) usando, com ou sem explicações do que se tratava o sistema, reportaram alguns problemas de compreensão de qual era o propósito do site, ou o que poderiam encontrar lá ou mesmo como buscar – temos as mais sérias desses reclamações guardadas, desconfio, neste momento, que posso – e devo – recuperá-las.

Para saber se poderia citar essas experiências, li o artigo de Nielsen sobre Discount Usability. Na verdade, uma espécie de auto-análise deste movimento, após 20 anos do artigo (que é de 1989) em que ele propõe esta metodologia: http://www.nngroup.com/articles/discount-usability-20-years/.

Em linhas muito gerais, a ideia é que é possível conseguir resultados e melhorias de usabilidade muito boas com recursos simples, como prototipagem de papel; avaliação heurística e estudos qualitativos, com testes de usabilidade iterados com cerca de 5 usuários.

Um trecho que me chamou a atenção – porque posso tentar avaliar se tenho condições de conduzir testes de usabilidade com o limite de tempo que tenho – foi onde ele fala dos resultados que conseguiu, com essa abordagem, à epoca do artigo:

For the bank account project, I tested 8 different versions of the design; in the IRA project, I tested 11 different versions. These extensive iterations were completed in 90 hours in the first case and 60 hours in the second. Both projects had great results and were possible only with discount methods.

Discount usability often gives better results than deluxe usability because its methods drive an emphasis on early and rapid iteration with frequent usability input.

Creio que preciso perguntar aos orientadores se posso usar os feedbacks iniciais de nossos usuários como justificativa para o problema no fazDelivery – com base na sugestão de Discount Usability de Nielsen, por exemplo. E, a partir daí, avançar…

Advertisements
Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: