36 dias: ainda tentando (re)entender o problema

Por que fazer o que precisa ser feito é tão difícil? >.<‘

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Me sinto ingênua quando encaro meu tema como melhorar a usabilidade de engenhos de busca. Mesmo que sejam de propósito específico. Se não consigo fechar bem o escopo, sinto que estou querendo “competir” com equipes de engenheiros e designers especializados em usabilidade, de empresas como a Google, em um TCC feito em menos de um semestre, por uma pessoa. Dito assim, soa ridículo e absurdo. Isto posto, como posso abordar a questão sem que pareça que sou: a) boba ou b) presunçosa?

Conversei um pouco sobre isso com Bruno e dois pontos importantes surgiram (essas conversas são tensas e beiram à discussão, na maior parte das vezes, mas quando sobrevivemos os frutos costumam ser positivos):

  • é importante, dentro do contexto de um trabalho acadêmico, que o problema abordado seja generalizável, no sentido que, de algum modo, é preciso que o trabalho gere um conhecimento que pode ser aplicável por outra pessoa. Isto reforça o ponto de que eu preciso de algum modo entender o que há de genérico ou mais universal no problema que visualizamos na usabilidade do fazDelivery, se quiser que isto seja de fato meu TCC;
  • seguindo esta linha de pensando, e baseados um pouco no feeling que descrevi aí em baixo, sobre o fazDelivery ser um buscador diferente do Google, Bruno sugeriu descrevê-lo ou caracterizá-lo e, portanto, ao projeto que será feito, nos termos de um buscador para uma base de dados estruturados – em oposição a um buscador web. Creio que desenvolver este pensamento pode levar a um problema de pesquisa – ou a uma caracterização do que quero fazer – melhor. E provavelmente vai me ajudar na sequência do trabalho, também, claro.

Além desses pontos, que explorarei amanhã para reencontrar meu rumo, lendo a introdução de Merčun entendi melhor como posso deixar mais claro em minha própria introdução o que é o problema (quando o encontrar!). Ok, espero que estes pequenos passos realmente sirvam para eu sair dessa baixa em que entrei nestes últimos dias.

—————————— More thoughts ———————————————

A sugestão de João para abordar a questão de refinar o problema foi: pensar quais os resultados esperados deste projeto? A partir daí, pode ficar mais fácil entender o que estou tentando resolver. Deste ponto de vista, ocorre-me:

Existem diretrizes para construção de interfaces de busca (como Hearst e Wilson falam, e Merčun também, creio). O que disso se encontra em português? Uma compilação de tais diretrizes poderia ser um subproduto do projeto, desde que bem feita. Mas, dada a natureza do curso de Sistemas de Informação, creio que só poderia ser um fruto secundário, não a meta principal do trabalho.

Se eu procurar por diretrizes para construção de coleções de informação? Sistemas bibliográficos (alvo de Merčun) são considerados coleções de informação? Caso sim, como posso relacionar isto com o trabalho? Preciso:

  1. entender o que é uma coleção de informação;
  2. entender melhor o conceito de buscador web (desconfio que seja, realmente um engenho de busca que enderece toda a web, de modo amplo, ou que no mínimo não tenha um formato específico de formato de resultado);
  3. entender o que é um sistema bibliográfico;
  4. talvez mais importante que os três acima: existem diretrizes para construção de buscadores sobre bases de dados estruturadas? Posso caracterizar o fazDelivery desse modo? Como fazê-lo?

Isto porque, como comentei mais ali em cima, algo está coçando em minha cabeça me dizendo que o fazDelivery é diferente do Google, e talvez mesmo do Yummly, visto que ele contém páginas próprias que visam conter a informação buscada pelos usuários.

Pesquisando sobre coleções de informação, encontrei um blog, que tem uma série de posts sobre mecanismos de busca, nos quais Derek Sisson tenta entender e descrever melhor o que são mecanismos e processos de busca: http://philosophe.com/search_topics/

Pode não ser um documento canônico ou adequado para figurar como uma referência para o TCC, mas está me ajudando a refletir, então, neste estágio do projeto, em que estou tendo que voltar a pensar em qual o problema que pretendo resolver e aonde quero chegar, estou o considerando útil. Destaques que me trazem algum tipo de insight, retirados do post sobre Tipos de Coleções de Informação:

“a collection of web pages is just another type of document collection”

“scope of the catalogue

Whereas any web search engine will only have indexed a portion of existing web pages, any product catalogue is by definition a complete listing of every product in the particular system.”

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