Ferramentas úteis do dia – LaTeX, gerar diagramas etc

Não sabe qual o comando para inserir aquele símbolo no LaTeX? Não tem a mínima noção de como procurar? Quer que desenhe? Aí, não. – Quem desenha é você. Mas o Detexify vai te dar uma lista de opções, para escolher qual o símbolo que tá procurando, a partir de esboço que você fizer. Ele mostra símbolo, comando, ambiente, e pacote, se precisar. E é gratuito. Thumbs up for rock’n’roll. 

=> http://detexify.kirelabs.org/classify.html

———————————–

O LaTeX gera tabelas. Eu fiz uma hoje, 6×2:

Uma tabela simples gerada com LaTeX

Eis seu código:

\begin{table}[htb]
  \begin{center}
   \caption{Campos que caracterizam um produto cadastrado no fazDelivery}
   \label{tab:Prod1} 
   \begin{tabular}{l c} \hline
   \rowcolor{lightgray} 
   Campo & Valor \\ 
   \hline 
   Nome (título) & Portuguesa \\
   \hline
   Categoria & Pizza \\
   \hline
   Descrição & $\emptyset$ \\
   \hline
   Tags & $\emptyset$ \\ 
   \hline
   Nome do fornecedor & Maná Pizzas e Sobremesas \\
   \hline
   \end{tabular}
  \end{center}
\end{table}

Então, por alguma razão, as pessoas não gostam muito de trabalhar com essas tais tabelas no LaTeX. Especialmente as grandonas. Parecem bichos de muitas cabeças. Se você precisar, e quiser evitar ter de lidar com bichos estranhos in natura, o calc2latex é um macro pra OpenOffice que permite gerar tabelas pro LaTeX a partir de planilhas => http://calc2latex.sourceforge.net/ Vai lá. Bwahahahaha, hydras. u_u

(E se você precisar de um tutorial para saber como instalar o calc2latex, tem também. \o\ )

——————————–

Mas às vezes, o bicho de sete cabeças não é código. É o português, que pega. Conjugação, novo acordo ortográfico… Isso aperta a mente. Daí eu uso o Conjuga-me: http://www.conjuga-me.net/ E hoje também descobri o dicionário do Priberam , http://www.priberam.pt/dlpo/, indicado pelo Conjuga-me, e que até me deixou dizer se eu queria as informações com ou sem as regras do novo acordo: perfeitos para quem se importa com isso.

——————————–

Pois sim. Tudo isso aí de cima? Fichinha. Besteira. Tipo, para e faz. Ou olha no Google, e tá lá. O que bagunçou meu juízo foi precisar gerar Diagrama de Classes a partir de código-fonte PHP. Eu nunca trabalhei com essa linguagem. Vou dizer que não conheço o código em questão, mas isso na verdade é redundante. Então, linguagem nova, código novo, tudo novo. Mas ao menos a IDE podia ser conhecida, né? /o/

Aê… não!!! D:

Tá, tem. 50 €. Ou 30 €, sei lá. Se joga! Num quer? Vaza.

Mmmkay. Tenta o Pear, mais o pacote PHP_UML: http://pear.php.net/package/PHP_UML Você instala o php, se não tiver, depois talvez precise instalar o xsl do php. Daí o pear. E, então, o php_uml. Aí você só precisa ir na linha de comando, ou escrever um código rapidinho em php, e gerar arquivos .xmi, que você pode passar por outro programa, pra gerar a imagem, e…

Tá. Eu até tentei. Tenho o .xmi pra provar. Mas, quando estava procurando a tal ferramenta que finalmente geraria o UML do .xmi, alguém estava comentando na pergunta do StackExchange – Eu já falei pra você que dá pra resolver isso com o PhpStorm. E eu realmente já havia lido alguém dizendo isso em outra thread. Então, depois de tanta volta, a gente tenta, né, seu moço?

É paga! <O>

Mas tem versão de avaliação de 30 dias! =D

Corre pra instalar! \o/

IDE para PHP. Gera diagramas de classes

S2

Amor.

Muito amor.

Eu quis beijar o PhpStorm. Na boca. Com vontade. => http://www.jetbrains.com/phpstorm/

Eram umas duas da manhã. Precisarei revisar e reorganizar quando acordar. Mas tenho meus DCs.

——————————–

É muita ferramenta boa nesse mundo, minha gente. Spread the love.

Advertisements
Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: