Preparativos para a 1ª rodada de testes de usabilidade

Após o choque inicial de não ter reservado tempo suficiente para os testes de usabilidade, e estar com tarefas atrasadas, consegui me recuperar, reorganizar o cronograma e fazer uma lista com cerca de 20 pessoas que acredito que podem dispor de uma hora para participar dos testes de usabilidade.

Foquei principalmente em amigos e colegas de trabalho, e busquei situações em que pudesse tê-los todos juntos, para evitar gastar muito tempo entre cada teste. Estou planejando fazer 10 testes em cada rodada, mantendo, entre a primeira e a segunda, 5 pessoas, para ter uma noção de como quem usou antes das melhorias sente a segunda versão.

O ideal para testes de usabilidade é definir um perfil de usuário. Eu levantei as informações que tinha, das pesquisa de mercado que fizemos para o fazDelivery, a respeito disso. Idealmente seriam pessoas entre 25 e 44 anos, que morem sozinhas ou com companheir@, mas não tenham filhos. Entretanto, como alguns autores consideram que o conjunto e variedade das tarefas escolhidas são mais importantes do que a quantidade/ perfil de usuários, e os recursos desse projeto são limitados, o perfil original, pensado para equivaler ao público early adopter do fazDelivery, não está sendo seguido à risca.

Advertisements
Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: