Eureka – Escopo, escopo, escopo! – Reduzir para conquistar

Então eu continuo travada, como os últimos episódios da novela já contaram, na compilação dos problemas da avaliação heurística. Eu já havia pensado que precisava, além de priorizar os problemas, filtrá-los, para saber o que faz parte do escopo do projeto ou não. Quando comecei a fazer essa atividade, me dei conta de que, logo no início, eu havia me planejado para trabalhar apenas com a tela de listagem de resultados – que é conhecida como SERP – Search Engine Results Page, porque tinha uma sensação de que era o ponto do sistema que mais concentrava problemas.

Em algum ponto no meio do projeto isso saiu de meu foco, creio que porque decidi que valia a pena considerar o sistema como um todo, para posteriormente, a partir dos resultados das avaliações, decidir o ponto mais interessante a atacar. E, agora, na medida em que percorria a longa lista de problemas, me parece o momento ideal para voltar a essa ideia. Então, vou aproveitar que destaquei os pontos do sistema que apresentavam cada problema para avaliar qual tela está mais crítica e elegê-la para meu estudo de caso.

Além disso, enquanto escrevia também me lembrei que o principal da avaliação heurística ser feita antes dos testes de usabilidade é evitar que os usuários se deparem com muitos erros, que poderiam atrapalhar o andamento e o propósito original dos testes. Então, posso nessa etapa focar em corrigir os erros que atrapalham o fluxo de uso e, posteriormente, quando for atacar a interface a partir dos feedbacks da primeira rodada de testes, atacar coisas mais sutis como organização de informações, espaçamento etc. Isso também me permite ganhar tempo para que as pessoas façam a classificação dos problemas, já que não preciso ter essa informação, necessariamente, para corrigir os erros mais graves, mas ainda poderei usufruir dos benefícios da classificação na fase de realmente propor melhorias para a interface. Além disso, definindo apenas uma tela, a listagem de problemas também se reduz… *-*

Que. Bom. Ter. Pensado. Nisso. /respira aliviada. Acho que finalmente vou desempacar. /o/

Acho que até consigo dormir, agora.

Leave a comment

2 Comments

  1. Redução de Escopo, Priorização, Correção, ou Priorização, Correção, Redução de Escopo? | Juliana Fajardini
  2. Three, two, one. Let’s jam. Conclusão da primeira rodada de testes com usuários | Juliana Fajardini

Leave a Reply

