Redução de Escopo, Priorização, Correção, ou Priorização, Correção, Redução de Escopo?

Não é um jogo de palavras, tampouco um trava línguas. Ao menos, não só. Mas tenho de pensar rápido, para que não se torne outro trava-tcc. Qual a questão? Eu decidi que irei realizar as melhorias em apenas uma tela do sistema, que seria escolhida a partir do levantamento da quantidade de problemas por interfaces (tendo como base os resultados das avaliações heurísticas).

Certo. Acabo de fazer esse levantamento. Confirmando minha intuição inicial (no anteprojeto, o escopo do trabalho era esse), a Página de Resultados concentra o maior número de problemas. Somando todos os problemas encontrados e dividindo a quantidade de problemas encontrados em cada tela pelo total (esse racional faz sentido? parece-me que sim), a Página de Resultados (~44% dos erros encontrados) tem quase 15% mais problemas do que o Portfólio (~29% dos erros), segunda interface com mais problemas. Está decidido que focarei nela para a correção dos erros.

Mas, o que faço com as outras interfaces? Não posso abandoná-las de todo, ou corro o risco de continuar com problemas que impeçam os usuários de seguir o fluxo dos testes. Parece-me que o razoável aqui será observar erros que fazem o sistema quebrar (por exemplo, erro na busca de endereço), até que chegue à página de resultados, ou seja, erros graves na Página Inicial (~15% dos erros). Ok, creio que consigo me sentir tranquila com esse caminho…

Falta fazer amanhã (lol, o dia tem 36 horas? 56? Acho que vou precisar):

  • definir erros a corrigir;
  • corrigi-los;
  • formular e construir questionário de entrada;
  • formular e construir questionário de saída dos testes de usuário;
  • formular roteiro do teste;
  • testar roteiro;
  • verificar se precisarei instalar alguma ferramenta na máquina;
  • decidir se usarei Windows ou Linux.

Amanhã é um grande dia. Sábado também. Talvez todos, acho, daqui até o fim dessa jornada…

Leave a comment

Leave a Reply

