Primeira sessão de testes com usuários

Ontem (10.05.2014), realizei a primeira sessão da primeira rodada de testes de usuários. Como uma forma de conseguir fazer o teste com muitas pessoas sem gastar muito tempo – o que acabaria acontecendo se eu tivesse de ir ao encontro de cada uma delas -, convidei amig@s para virem aqui pra casa, explicando que precisava conduzir testes de usabilidade com o fazDelivery e pedindo que alguns(umas) se disponibilizassem a participar. Nesse formato, consegui que 6 pessoas participassem dessa primeira parte, que além de contar para os testes, também serviu de treino, já que, por serem amigos, eles aceitariam melhor se eu estivesse nervosa.

ambiente de testes: parecido com o caso de uso normal? :P

ambiente de testes: parecido com o caso de uso normal? =P

Os testes foram feitos em meu quarto para evitar que as pessoas fossem interrompidas enquanto interagiam com a ferramenta. Se por um lado este é um ambiente pouco formal para um teste, considero que se aproxima bastante do que seria um cenário normal de uso do sistema, pessoas em casa, ou em uma festa, tentando encontrar algo para comer ou beber, então creio que funcione bem, há um elemento etnográfico em meus testes. =P

Para inserir algum elemento de variedade/ escolha e deixar um pouco mais lúdico o processo, das 5 tarefas de busca que pedi que cada pessoa realizasse, uma delas foi uma busca livre – isso poderia estimulá-las a testar diferentes buscas, por exemplo, por estarem mais motivadas, e acrescentaria o elemento de buscas estranhas – que não foram previstas pelas tarefas pré-definidas.

Eis o roteiro que segui nas sessões:

    1. Pequena introdução, explicando que o sistema estava sendo avaliado, não a pessoa, e que qualquer erro ou problema era culpa do site, ou má condução minha. Explicação da técnica pensar alto (think aloud) e do critério de encerramento de uma tarefa (qual seja, quando a pessoa tivesse encontrado um resultado satisfatório, ou quando seu limiar de frustração, no caso de não estar encontrando, fosse alcançado);
    2. Leitura e concordância com Termo de Consentimento;
    3. Preenchimento do Questionário de Entradada (dados demográficos, basicamente);
    4. Sortear ordem da tarefa aberta (esta podia ser a 1ª, 2ª ou 3ª a ser realizada);
Thinking aloud, observing, taking notes...

Thinking aloud, observing, taking notes…

  1. Pegar 2 tarefas do tipo encontrar produto;
  2. Pegar 2 tarefas do tipo encontrar estabelecimento;
  3. Pegar 1 endereço;
  4. Teste:
    1. Entrar no fazDelivery e realizar 3 tarefas, utilizando o endereço sorteado;
    2. Mudar o endereço para um a sua escolha;
    3. Realizar duas tarefas restantes.
  5. Responder ao quesitonário de saída.

Durante o teste, deixei os usuários realizarem as tarefas sem interferências, exceto quando ficavam muito calados ou perguntavam algo. O tempo total de cada teste foi medido (desde o passo 1 ao 9), e o tempo para realização de cada tarefa, cronometrado.

Era meu intuito inicial perguntar o grau de satisfação com cada resultado encontrado, ao fim de cada tarefa e tentar inferir se as pessoas saberiam encontrar o horário de funcionamento e o preço de cada produto ou serviço, mas esse passo não funcionou, realmente.

Acho que no geral não foi ruim, mas preciso ficar mais atenta à mensuração do tempo, que é um pouco complicada anotando e cuidando do cronômetro sozinha. O sistema também caiu umas três vezes, me levando a ter de pausar o teste. Preciso lembrar, para os próximos, de sempre checar se ele está rodando antes de começar a avaliação com uma nova pessoa.

Testes de usuário muito amigáveis. ^^

Testes de usuário muito amigáveis. ^^

A partir dos resultados extraídos dessa 1ª rodada de Testes com Usuários e das Avaliações Heurísticas, irei propor correções e melhorias na interface, e submeter as interface modificada a uma nova rodada de testes com usuários. Os resultados de ambos os testes serão comparados e utilizados para escrever minhas conclusões acerca do processo e da metodologia utilizados, além de que interface de fato foi mais amigável para os usuários. Só espero que estes testes de fato ajudem nisso, senão terei de refazer toda essa etapa.

Bom, foi isso! Segunda, terça e quarta ainda realizarei mais 5 testes, com um grupo de pessoas em meu trabalho, e só então a 1ª rodada de Testes de Usabilidade estará concluída. Nas fotos, uma espiada na condução do teste com Jéssica, minha colega de curso.

p.s.: os créditos das fotos vão para Bruno. (=

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