Reflexões: escrever aos poucos, ao longo do processo

O fato de eu ir escrevendo na medida em que vou decidindo o que fazer, mesmo que por vezes me faça pensar que estou evitando entrar em algumas tarefas, geralmente me ajuda a refletir muito mais sobre o que estou fazendo, de modo que consigo entender mais o que estou planejando, e tenho mais chances, assim, de avaliar se estou fazendo a coisa certa, tomando as decisões certas, seguindo o caminho certo…

Ou, mesmo que eu não consiga seguir o melhor caminho, ao menos eu posso tentar entender por que não estou seguindo. Se a justificativa for razoável, então eu sigo (:

Exemplo desse processo, hoje: mais cedo, comentei que começaria a prototipar hoje. Entretanto, no processo de analisar como iFood, GuiaMais e TeleListas resolviam as coisas que estava com problemas no fazDelivery, gerei umas tabelas que queria passar logo pro LaTeX. Quando fiz isso, percebi que precisava reestruturar o capítulo sobre prototipação, para encaixar cada coisa em seu devido lugar e dar uma noção da ordem lógica que segui. E, quando fiz isso, percebi que eu não podia já ter proposto soluções antes de ter olhado os concorrentes – mas foi o que aconteceu. Então, amanhã vou revisar as soluções que tinha proposto, comparando com as das outras ferramentas.

Leave a comment

Leave a Reply

