Prototipando SERP e Document Surrogate

Passei os últimos… Dois dias? Talvez isso, talvez três, me sentindo meio empacada na Página de Resultados. Me sentia andando em círculos, ou desfocada, ou perdida, ou tudo junto. Cheguei a rascunhar:

Acho que… mexer no html direto às vezes faz perder o tempo e me desfoca. É possível que isso seja porque desvio de planejamentos, e fico apenas experimentando, sem metas claras. Os objetivos precisam ser claros, do contrário dá pra passar muito tempo mexendo semi aleatoriamente em interfaces e elementos =x

Ontem ficou evidente que eu precisava mudar alguma coisa na abordagem, pois o tempo está se esgotando e preciso ter alguma versão da Página de Resultados. Uma versão meia-boca me ajuda, pois posso prosseguir com as outras atividades e terminar o TCC em tempo. Nenhuma versão me leva a lugar algum e coloca em risco meu cronograma, de modo perigoso. Então decidi tentar escrever não apenas as correções que queria fazer, mas o meu objetivo pra página, ou tudo o que queria fazer nela, e em que ordem fazer, e quando usaria que ferramenta – para evitar, como comentei acima, ficar vagando pelo HTML.

Isso de algum modo ajudou. Ainda gastei um tempo danado, e me enrosquei um bocado até conseguir perceber que estava avançando. Mas, no processo, me dei conta de outra coisa que também deveria estar influenciando minha dificuldade com essa etapa e essa página – de algum modo, acho que sinto que essa é a culminância da parte prática do projeto.

O que me fez querer trabalhar com a usabilidade do fazDelivery foi justamente a página de resultados da ferramenta. Os itens de resultado espalhados etc, me incomodavam e eu queria mexer naquilo. E então trouxe isso para o TCC e desde o anteprojeto indiquei que o objetivo principal seria melhorar a SERP do FD. Então entrei de fato nas etapas do projeto, fui seguir os passos formais de resolver problemas de interfaces e muitos meses se passaram. rs. Referencial Teórico, Planejamentos, Adaptações, Cronogramas, Reduções de Escopo, Sessões de Avaliação Heurística, de Testes com Usuários, compilar todos os dados que daí surgem, ver os problemas que as pessoas apontaram (ao invés de sair mexendo a partir do que eu gostaria), mais reduções de escopo… E tudo isso “de repente” finalmente me leva para o que eu queria fazer lá atrás.

Ufa, ok, então, que houvesse tanta ansiedade no resultado dessa tarefa específica… Tudo isso só aconteceu porque queria fazer algo legal aqui. rsrs. Bueno, ao menos me sinto aliviada porque consegui ultrapassar as barreiras e entender quais eram, e elas faziam sentido.

Post its, ativar! Como ter uma comparação "rápida e simples" de posições de elementos de vários sites.

Post its, ativar! Como ter uma comparação “rápida e simples” de posições de elementos de vários sites.

E o que saiu daí? Fiz duas versões de Item de Resultado (Document Surrogate), tentando separar as informações do estabelecimento das informações do produto, deixando o item como um todo mais compacto e tentando dar mais destaque para algumas informações (além de tirar algumas coisas que pareceram não estar fazendo muita diferença, nos testes com usuários).

Tenho uma versão semi-pronta da página de resultados, que estava esperando ter resultados para irem nela. Fiz análises do Google, GuiaMais, iFood e TeleListas, para comparar onde posicionavam a opção de refinamento de busca (e como a apresentavam), além de quantos resultados exibiam antes da dobra (above the fold), e como estavam centralizados na tela. Usei isso para basear minhas definições de novo layout da SERP do fazDelivery, sempre colocando como restrição pra mim que eu focaria em trabalhar com os elementos já existentes, evitando criar funcionalidades ou elementos novos, e me guiando pelos resultados das avaliações heurísticas, testes com usuários e priorização de problemas que decidi.

Agora preciso encaixar a Busca Avançada na Página de Resultados, resolver Botão de Voltar ou Breadcrumbs – em suma, oferecer uma solução de Controle de Navegação -, e creio que a SERP estará pronta. Aí fica faltando a Página de Listagem de Categorias, na qual já dei uma pensada, e que será mais simples, uma vez que o item de resultado já está pronto.

Bueno! É isso! Vou dormir e voltar pra terminar essa parte. Ainda há um tanto razoável de coisas a fazer e depois precisarei descrever tudo mais formalmente, na mono. E ainda tenho de revisar tudo.

Woooo!

Estamos, meu bem, por um triz para o dia nascer feliz.

Leave a comment

Leave a Reply

