Utilidades: IDEs online

Nos últimos tempos, por conta de uma mistura de fatores, voltei a me debruçar sobre programação não apenas como parte de meu trabalho, mas também estudando algoritmos e fazendo desafios (através do www.hackerrank.com, e até o momento tem sido uma experiência legal).

Como por preguiça estou sem ambiente de programação no computador de casa, estou buscando IDEs online quando preciso fazer testes para entender o que fez minha resposta aos desafios falharem. Buscando algumas, encontrei umas quantas que vão logo pedindo para nos cadastrarmos, antes de termos acesso à interface de programação. E encontrei duas (não fiz uma busca profunda) que têm a opção do cadastro, mas deixam você ir programar sem isso, se não se importar de correr o risco de perder seu código.

Para não perder o hábito de compartilhar coisas que considero úteis, e para não perder mais as ferramentas – pois hoje, quando precisei, já não sabia qual eu havia usado anteriormente, é que surgiu este post. Então, anota aí comigo:

Ambas permitem escolher dentre uma série de linguagens, e informam o compilador utilizado. Confesso que até o momento só usei a primeira, mas é sempre bom ter mais de uma opção. E, se você quiser algo mais robusto, pode usar o c9.io, que, dentre outras coisas, permite criar uma máquina virtual para rodar o código – se você está criando algo que é dependente do ambiente – digamos, por conta de restrições de memória, plataforma, sei lá – esta seria uma boa opção.

Então é isso! Continuo por aí. E por aqui. Vida longa e próspera.

Leave a comment

Leave a Reply

